Trem de Pouso - Portal Aeronáutico
Formação
Qual o seu objetivo com a aviação?!
Clique abaixo para saber mais!
PILOTO POR HOBBY   Clique e saiba mais sobre a Formação para Piloto Privado!
PILOTO PRIVADO
Curso Teórico Online
CURSO TEÓRICO ONLINE
Inscreva-se no curso com a Trem de Pouso e de o primeiro passo para tornar-se um Piloto
Prova da ANAC
PROVA DA ANAC
Faça a prova da ANAC em uma Unidade Regional mais próxima de você.
Exame Médico
EXAME MÉDICO
O exame médico é feito em clinicas homologadas pela ANAC, que constam em www.anac.gov.br
Horas de Voo
HORAS DE VOO
Horas de voo podem ser realizadas na instituição mais próxima de você. Sendo em torno de 45h de voo.
REALIZE SEU SONHO!
PILOTO COMERCIAL   Clique para saber como é a formação para Piloto Comercial!
PASSO 1 - PILOTO PRIVADO
Curso Teórico Online
CURSO TEÓRICO ONLINE
Inscreva-se no curso com a Trem de Pouso e de o primeiro passo para tornar-se um Piloto
Prova da ANAC
PROVA DA ANAC
Faça a prova da ANAC em uma Unidade Regional mais próxima de você.
Exame Médico
EXAME MÉDICO
O exame médico é feito em clinicas homologadas pela ANAC, que constam em www.anac.gov.br
Horas de Voo
HORAS DE VOO
Horas de voo podem ser realizadas na instituição mais próxima de você. Sendo em torno de 45h de voo.
 
PASSO 2 - PILOTO COMERCIAL
Curso Teórico Presencial
CURSO TEÓRICO PRESENCIAL
Procure uma instituição homologada mais próxima sua localidade.
Prova da ANAC
PROVA DA ANAC
Faça a prova da ANAC em uma Unidade Regional mais próxima de você.
Exame Médico
EXAME MÉDICO
O exame médico é feito em clinicas homologadas pela ANAC, que constam em www.anac.gov.br
Horas de Voo
HORAS DE VOO
Horas de vôo podem ser realizadas na instituição mais próxima
As horas de vôo variam de acordo com o objetivo profissional podendo ser de 70h a 110h
REALIZE SEU SONHO!
E aí, ficou com alguma dúvida?!
Perguntas Frequentes
Qual a idade mínima ou máxima para ser piloto?

A idade mínima para fazer a prova da ANAC de Piloto Privado são 16 anos e o aluno também pode iniciar a prática de voo, desde que autorizado pelos responsáveis.

Quanto a idade máxima, não existe uma limitação, sendo a única limitação o CMA (certificado médico aeronáutico), de forma que algum problema de saúde, se grave, poderá incapacitar para o voo. O CMA é um exame bem simples, que consiste em um checkup básico de saúde – se a sua saúde é ok, você facilmente irá obtê-lo. Para maiores informações acesse o RBAC 67.

Para fazer o Piloto Comercial preciso fazer antes o Piloto Privado (PP)?

Sim, é necessário obter a habilitação de Piloto Privado para depois iniciar a formação profissional.

Qual a validade da prova da ANAC de PP?

Não há validade. Uma vez aprovado você obtém o CCT (Certificado de Capacidade Técnica) e ele não irá vencer nunca.

O trem de pouso é homologado pela ANAC?

Todos os cursos oferecidos pelo trem de pouso não exigem homologação da ANAC, pois são cursos preparatórios para provas, com é o caso do Piloto Privado, ou então cursos de aperfeiçoamento profissional para profissionais da aviação, como o curso “Inglês de Aviação do Zero” por esse motivo não é necessária homologação junto a agencia a qual também não emite homologação para tais cursos.

Quanto tempo leva para concluir o curso teórico de PP do Trem de Pouso? Quanto tempo terei de acesso?

O cronograma sugerido é que o aluno estudo 1h por dia, assim irá concluir o curso em torno de 2 meses, mas disponibilizamos 6 meses de acesso para que o aluno possa melhor flexibilizar e organizar a sua rotina de estudos.

Onde realizar a prova da ANAC após a conclusão do curso?

Na unidade regional da ANAC mais próxima da sua localidade, confira no site da ANAC. www.anac.gov.br

Onde realizar o exame médico CMA?

No site da ANAC você encontra todas as clinicas homologadas para a obtenção do CMA. Para saber valores é necessário entrar em contato com a clinica escolhida, pois valores variam muito de região para região. Consulte em www.anac.gov.br

Onde realizar as horas de voo?

É necessário pesquisar a instituição de ensino mais próxima a sua localidade e melhor atende as suas necessidades.

Qual o valor de uma hora de voo?

Isso varia de acordo com a instituição de ensino e também com a aeronave escolhida. Consulte os aeroclubes ou escolas de aviação mais próximas a sua localidade para realiza uma consulta mais precisa. A hora de voo média varia de R$ 280,00 a R$ 410.

Quanto tempo dura a formação completa de piloto?

Isso depende da sua disponibilidade, de tempo e financeira, há alunos que concluem o curso completo em 1 ano e outros em até 4,5, 6 anos ou mais. É uma questão de planejamento pessoal.

Como ingressar em cias aéreas como piloto?

Após concluir o curso de Piloto Comercial com habilitações MLTE (multimotora) e IFR (regra de voo por instrumentos) o aluno pode se candidatar ao cargo de co-piloto de empresas aéreas. Algumas empresas exigem horas de voo como comprovação de experiência como piloto, nesse caso, é possível acumular essa experiência como instrutor de voo, piloto executivo, piloto em taxi aéreo, aeromédico dentre outros; antes de aplicar para a cia aérea.

Qual o valor total do investimento para ser piloto comercial?

Isso depende muito da instituição que você for realizar as aulas, das aeronaves que escolher voar e também do seu objetivo; pois objetivos diferentes podem ter programas de treinamentos diferentes; como por exemplo seguir para cia aérea ou aviação agrícola. Por isso é importante fazer um orçamento diretamente com a instituição de ensino prática que você pretende realizar o seu treinamento.

Em média, o valor total do investimento será igual ou menor ao investimento que se realiza hoje em um curso superior particular com média de 5 anos de duração, considerando as possibilidades de salários como piloto, é um investimento baixo.

Quanto ganha um piloto comercial?

Isso depende do segmento de atuação. Na linha aérea, por exemplo, o salário inicial como co-piloto varia de R$ 7 mil a R$ 12 mil reais e como comandante de R$ 12mil a R$ 20 mil – dependendo ainda das atribuições do piloto dentro da cia (instrutor, safety, chefe...)

Fora do Brasil os salários são ainda mais interessantes, chegando a U$ 30 mil (dólares) como co-piloto na china, por exemplo. Na região dos emirados árabes o salário é ainda melhor.

Piloto agrícola recebe por safra voada, um percentual sob os resultados, varia de R$ 30 a R$ 60 mil em geral, porém algumas regiões pode chegar até R$ 70 a R$ 200 mil por safra.

Na aviação executiva o salário depende basicamente da empresa/dono do avião variando entre R$ 6 e podendo chegar a R$ 60 mil

Qual o cenário do mercado da aviação civil hoje?

Atualmente a aviação está em crescimento. No último ano, as pequenas melhorias do cenário do pais já foram suficientes para que as contratações de pilotos e profissionais da aviação aumentassem de forma significativa, afinal de contas o setor é bastante sensível, uma vez que viagens são o primeiro elemento a incluir no orçamento empresarial e pessoal quando a situação melhora.

Especialistas do setor dizem que os próximos 5 anos serão muito positivos para a aviação civil brasileira.

Outro fato relevante é que todas as empresas estão adquirindo e recebendo aeronaves, o que obriga a contratação de pessoal.

Mostrar Todas
Ocultar Todas