Todos os cursos oferecidos pelo trem de pouso não exigem homologação da ANAC, pois são cursos preparatórios para provas, com é o caso do Piloto Privado, ou então cursos de aperfeiçoamento profissional para profissionais da aviação, como o curso “Inglês de Aviação do Zero” por esse motivo não é necessária homologação junto a agencia a qual também não emite homologação para tais cursos.
O cronograma sugerido é que o aluno estudo 1h por dia, assim irá concluir o curso em torno de 2 meses, mas disponibilizamos 6 meses de acesso para que o aluno possa melhor flexibilizar e organizar a sua rotina de estudos.
Na unidade regional da ANAC mais próxima da sua localidade, confira no site da ANAC. www.anac.gov.br
No site da ANAC você encontra todas as clinicas homologadas para a obtenção do CMA. Para saber valores é necessário entrar em contato com a clinica escolhida, pois valores variam muito de região para região. Consulte em www.anac.gov.br
É necessário pesquisar a instituição de ensino mais próxima a sua localidade e melhor atende as suas necessidades.
Isso varia de acordo com a instituição de ensino e também com a aeronave escolhida. Consulte os aeroclubes ou escolas de aviação mais próximas a sua localidade para realiza uma consulta mais precisa. A hora de voo média varia de R$ 280,00 a R$ 410.
Isso depende da sua disponibilidade, de tempo e financeira, há alunos que concluem o curso completo em 1 ano e outros em até 4,5, 6 anos ou mais. É uma questão de planejamento pessoal.
Após concluir o curso de Piloto Comercial com habilitações MLTE (multimotora) e IFR (regra de voo por instrumentos) o aluno pode se candidatar ao cargo de co-piloto de empresas aéreas. Algumas empresas exigem horas de voo como comprovação de experiência como piloto, nesse caso, é possível acumular essa experiência como instrutor de voo, piloto executivo, piloto em taxi aéreo, aeromédico dentre outros; antes de aplicar para a cia aérea.
Isso depende muito da instituição que você for realizar as aulas, das aeronaves que escolher voar e também do seu objetivo; pois objetivos diferentes podem ter programas de treinamentos diferentes; como por exemplo seguir para cia aérea ou aviação agrícola. Por isso é importante fazer um orçamento diretamente com a instituição de ensino prática que você pretende realizar o seu treinamento.
Em média, o valor total do investimento será igual ou menor ao investimento que se realiza hoje em um curso superior particular com média de 5 anos de duração, considerando as possibilidades de salários como piloto, é um investimento baixo.
Isso depende do segmento de atuação. Na linha aérea, por exemplo, o salário inicial como co-piloto varia de R$ 7 mil a R$ 12 mil reais e como comandante de R$ 12mil a R$ 20 mil – dependendo ainda das atribuições do piloto dentro da cia (instrutor, safety, chefe...)
Fora do Brasil os salários são ainda mais interessantes, chegando a U$ 30 mil (dólares) como co-piloto na china, por exemplo. Na região dos emirados árabes o salário é ainda melhor.
Piloto agrícola recebe por safra voada, um percentual sob os resultados, varia de R$ 30 a R$ 60 mil em geral, porém algumas regiões pode chegar até R$ 70 a R$ 200 mil por safra.
Na aviação executiva o salário depende basicamente da empresa/dono do avião variando entre R$ 6 e podendo chegar a R$ 60 mil
Atualmente a aviação está em crescimento. No último ano, as pequenas melhorias do cenário do pais já foram suficientes para que as contratações de pilotos e profissionais da aviação aumentassem de forma significativa, afinal de contas o setor é bastante sensível, uma vez que viagens são o primeiro elemento a incluir no orçamento empresarial e pessoal quando a situação melhora.
Especialistas do setor dizem que os próximos 5 anos serão muito positivos para a aviação civil brasileira.
Outro fato relevante é que todas as empresas estão adquirindo e recebendo aeronaves, o que obriga a contratação de pessoal.