Piloto de Linha Aérea: Qual o passo a passo para chegar lá?
Quem nunca sonhou em ser piloto não é mesmo? Muitos sonham com essa linda profissão, porém, muitas dúvidas semeiam a cabeça de um aspirante a piloto. Neste artigo iremos demonstrar o passo a passo para você decolar o seu sonho!
“Para ser piloto você deve estudar muito!” Quantas vezes na vida você já ouviu esta frase? Inúmeras não é mesmo? Bom, de certo modo essas pessoas não estão erradas, já que a formação de um piloto exige muita disciplina, perseverança e estudo; como em qualquer outra profissão técnica!
Dentro do meio aeronáutico, costumamos brincar que o piloto nunca para de estudar, já que esse tipo de atitude é algo que se desenvolve logo no primeiro contato como estudante com a aeronave. Porém, pense aqui em estudar como a sua evolução; algo que você irá ter prazer em fazer, e não aquele estudar maçante e chato do colégio... de "decorebas" e questões de prova; ao contrário, nos cursos de formação, todo conhecimento é muito prático!
“Qual o primeiro passo que devo tomar?” O CURSO DE PILOTO PRIVADO!
O curso de Piloto Privado é dividido em 3 etapas: O curso Teórico, a Banca da ANAC e o curso Prático.
O Curso Teórico é o momento em que o aluno receberá as primeiras noções de Teoria de voo, Conhecimento de Motores, Navegação Aérea, Meteorologia e Regulamentos de Tráfego.
Quando concluir o curso, o aluno parte para a segunda fase, onde irá agendar sua banca de Piloto Privado. A banca consiste em uma prova de 100 questões divididas em 5 matérias, e é realizada em diversas cidades do Brasil através da parceria ANAC/FGV.
Aprovado na banca, o aluno entra na fase mais crítica do curso: O curso prático.
Antes de INICIAR OS VOOS, o aluno realizará o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), este exame médico é o que determina se uma pessoa está apta ou não a exercer a profissão de aeronauta. O exame é extremamente tranquilo, tem 5 anos de validade (2° Classe) e centenas de clínicas ao redor de todo o país são credenciadas para realizá-lo.
No curso prático, o aluno agregará todo o conhecimento teórico com à prática, realizando um mínimo regulamentar de 35 horas de voo.
O treinamento é dividido em missões Pré-Solo (PS), missões de Aperfeiçoamento (AP), missões de Navegação (NAV) e missões de voo noturno (NT).
Ao realizar o curso com aproveitamento, o aluno passará por um voo de cheque, e ao ser aprovado, receberá seu Certificado de Habilitação Técnica (CHT) de Piloto Privado.
Com a carteira de Piloto Privado, você está apto a pilotar uma aeronave de maneira não lucrativa, ou seja, uma pessoa detentora da carteira de Piloto Privado, pode voar de maneira autônoma para fins particulares, mas não pode exercer a profissão de piloto.
“Ok, tenho minha carteira de Piloto Privado em mãos, agora qual o próximo passo para exercer a profissão?”
Com a carteira de Piloto Privado em mãos, você já pode ingressar em um curso de Piloto Comercial, onde irá realizar basicamente os mesmos passos do curso de Piloto Privado.
Com o ingresso em um curso de Piloto Comercial Teórico, você estará apto a realizar uma nova banca da ANAC. Novamente ela será composta por 100 questões divididas em 5 matérias, e quando aprovado, você poderá dar início ao seu curso prático.
Diferentemente do curso prático de Piloto Privado, esse curso exige 110 horas de voo, que somadas as horas de voo realizadas no Piloto Privado devem resultar em um total de 150 horas. Leve em conta também a seguinte observação da IS 141-0007 (Tabela 7-13):
“(i) Um total de 200 (duzentas) horas de voo, ou 150 (cento e cinquenta) horas de voo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de avião aprovado pela ANAC”.
Esta observação estabelece que caso as horas de voo não sejam realizadas de maneira contínua, o aluno deverá atingir um total de 200 horas totais em seu curso de Piloto Comercial.
No curso prático de Piloto Comercial, o aluno já possuirá profundo conhecimento de como voar uma aeronave, dessa maneira o curso prático de Piloto Comercial é focado em adaptar o aluno ao gerenciamento de uma aeronave, ou seja, esse curso é focado em lapidar tanto as habilidades técnicas como não-técnicas de um piloto.
As habilidades não-técnicas serão cobradas especialmente durante as missões de Voo por Instrumentos (IFR), onde a mente responderá por grande parte do processo de tomada de decisões. Na verdade, as habilidades não-técnicas estão presentes em toda a formação do piloto, desde a sua base, mas são mais evidentes aqui, tendo em vista o aumento da carga de trabalho do voo; um piloto inteligente, começa a desenvolver esse tipo de habilidade logo no seu primeiro contato com a aviação;
Mas voltando ao nosso assunto aqui..... O curso IFR (voo por instrumentos) é uma parte essencial do Piloto Comercial, nele o aluno tem seu primeiro contato com o voo por rádio navegação, ou popularmente conhecido no meio aeronáutico como procedimentos VOR, NDB, ILS e RNAV. Esses procedimentos são usados no dia a dia por praticamente todos os Pilotos de Linha Aérea do mundo e são essenciais em situações meteorológicas desfavoráveis.
Ao realizar com proficiência todas as missões do curso prático de Piloto Comercial, você novamente passará por um voo de cheque com um instrutor credenciado pela ANAC. Conseguindo a aprovação neste voo de avaliação, você estará apto a solicitar sua Certificação de Habilitação Técnica (CHT) de Piloto Comercial.
Com a CHT em mãos, você finalmente está apto a trabalhar como Piloto de Aeronaves, porém, considerando que as aeronaves executivas e comerciais de hoje em dia são em sua grande maioria bimotoras, você precisará realizar um curso prático para a concessão de Habilitação em Aeronaves Multimotoras (MLTE).
Esse curso basicamente consiste na realização de 12 horas práticas (6 delas IFR) em aeronaves multimotoras, dando a você além da habilitação, um conhecimento apurado do funcionamento dessas máquinas.
Por fim, se você pretende se tornar um Piloto de Linha Aérea, você deve ir em busca do Certificado de Conhecimentos Técnicos (CCT) de Piloto de Linha Aérea (PLA). Para obtenção deste certificado, você deverá realizar um exame teórico de conhecimentos técnicos em Teoria de Voo de Alta Velocidade, Peso e Balanceamento, e Regulamentos de Tráfego Aéreo.
Parece bastante coisa, não é mesmo? Mas são etapas, e você irá avançar de acordo com a sua disponibilidade, tanto de tempo quanto financeira; o planejamento e a orientação dos nossos cursos vão poder lhe ajudar bastante nesse sentido, fique tranquilo(a).
Resumindo então...
O passo a passo rumo a carreira de Piloto de Linha Aérea é dado da seguinte maneira:
1° Passo: Realização do curso de Piloto Privado – 40 horas práticas
2° Passo: Realização do Curso de Piloto Comercial + Curso IFR – 110 horas práticas
3° Passo: Obtenção de Certificação Multimotor (MLTE) – 12 horas práticas
4° Passo: Certificação de Piloto de Linha Aérea (PLA)
É importante também citar também que embora não seja obrigatório para começar a sua formação; se você almeja a cia aérea, deve estar atento para a questão do inglês na aviação, que é parte fundamental na carreira acadêmica de um piloto, por isso, considere manter o inglês sempre em prática, quanto antes começar a desenvolver melhor, recomenda-se ao final do curso de PP ou no início do PC, no máximo!
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